Jerônimo: o secretário que mais investiu em educação na história da Bahia
Jerônimo Rodrigues assumiu a Secretaria de Educação da Bahia em 2019 e, em pouco mais de dois anos no cargo, foi responsável pelo maior investimento da história nas escolas públicas do estado: 3,5 bilhões de reais.
Em um dos momentos mais desafiadores para estudantes, pais e professores: a pandemia de Covid-19, foi Jerônimo que estava à frente da pasta. Sem aulas presenciais, era necessário achar uma forma para que o conteúdo pudesse ser repassado a estudantes em todo o estado, incluindo os que vivem em regiões mais remotas e sem acesso à internet. E em março de 2021, a TV Educa Bahia foi lançada com conteúdos exclusivos para educação, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os estudantes assistem a uma programação qualificada, que contempla os componentes curriculares do Ensino Médio referenciados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ainda durante a pandemia, Jerônimo também deu apoio às famílias que mais precisavam através do Bolsa-Presença, programa de concessão de Bolsa Estudantil para alunos da rede pública estadual. Desde o início do programa, foram investidos cerca de R$505 milhões e contemplando mais de 390 mil beneficiários por ano.
Jerônimo criou o programa de ajuda financeira para assegurar a permanência de milhares de jovens na universidade com o Mais Futuro, que já contemplou 23.262 estudantes. Ele também foi responsável por implantar o programa Dignidade Menstrual, que distribui absorventes gratuitamente. Desde o lançamento, mais de 226 mil estudantes da rede estadual já foram beneficiados(as).
Lançado em março de 2021, o programa Educar para Trabalhar já ofereceu cursos de formação profissional, em parceria com o Sistema S, em diversas áreas a 141 mil estudantes. Entre 2007 e 2021, as matrículas de educação profissional técnica de nível médio saltaram de cerca de 8,99 mil para mais de 111mil, um crescimento de cerca de 1.235%.